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Volta das férias: viroses entre crianças e adultos aumentam

Como prevenir e tratar as viroses que afetam a população na volta das férias?

Depois de dois meses de férias, crianças e adultos retornam à rotina para mais um ano. Nas primeiras semanas, no entanto, além da adaptação aos horários e rotinas, é preciso estar atento à saúde. “Durante as férias, o contato com novos vírus e bactérias é reduzido. Quando as aulas começam, elas passam a conviver com muitas outras crianças, compartilhando micro-organismos que não são comuns ao seu sistema imunológico, o que faz com que apareçam as dores de garganta e viroses”, explica a pediatra da Paraná Clínicas, Dra. Maria Gabriela de Aguiar Moreira Garbelini Galerani.

Nesses casos, é preciso consultar um médico e afastar a criança das atividades por alguns dias, até sua total recuperação. “A rotina escolar exige mais energia das crianças e aumenta as chances de contaminação entre os colegas de turma, principalmente em casos com diarreia e vômito. Em repouso e recebendo atenção direta dos pais, a recuperação tende a ser mais rápida”, completa a médica. Alguns adultos também sofrem com as viroses, a volta à uma rotina estressante após dia de descanso na praia pode afetar a imunidade em todas as idades, por isso é importante cuidar da saúde o ano todo.

Confira algumas dicas para blindar a saúde no retorno das férias:

- Mantenha a carteira de vacinação atualizada, pois as vacinas reforçam o sistema imunológico;

- Ao visitar a escola, observe se os ambientes coletivos e salas de aula são arejados, limpos e bem iluminados;

- Procure manter janelas abertas nos meios de transporte e escritórios;

- Destaque sempre a importância da higiene, orientando a forma correta de lavagem das mãos, em especial depois do uso do banheiro e antes de todas as refeições;

- Incentive o consumo de líquidos para evitar a desidratação, além da água, sucos naturais são opções eficientes e saudáveis;

- Invista em uma dieta equilibrada ao montar a lancheira das crianças, com 1 produto de cada grupo alimentar: 1 porção de fruta ou vegetal (todas as frutas, tomate cereja, palitos de cenoura), 1 porção de carboidrato (sanduíche natural, pão de queijo, panquecas), 1 porção de lácteo (iogurte, queijo em cubinhos) e 1 bebida (água ou suco natural). Evite lanches muito açucarados ou industrializados.

- A Magistral trabalha com complementos vitamínicos personalizados, que garantem a imunidade, bem-estar e saúde o ano inteiro. Venha conhecer nossa loja!

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