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9 vitaminas para melhorar a saúde

A reposição vitamínica pode ser feita quando há alguma deficiência no organismo ou para suplementação


Segundo o endocrinologista Caoe Von Linsingen, as vitaminas devem ser usadas quando há alguma deficiência no organismo, mas também podem ser suplementadas, como o ácido fólico para gestantes, por exemplo. “A deficiência será investigada conforme o histórico do paciente (má absorção intestinal por doenças ou cirurgias, uso de medicamentos, dietas restritivas) ou sintomas específicos de carência”, explica o médico.

Atualmente a vitamina mais popular é a vitamina D, principalmente para idosos, gestantes e lactantes, obesos, portadores de doenças ósseo-metabólicas (osteoporose, por exemplo), insuficiência renal ou hepática, pacientes com patologias que causam má absorção (doenças inflamatórias intestinais, fibrose cística, cirurgia bariátrica prévia) e uso de medicamentos que interfiram no metabolismo da vitamina D.

“A reposição é feita geralmente via oral, em cápsulas, ou outras aprfesentações”, acrescenta o especialista.

Conheça algumas vitaminas e seus benefícios:

Vitamina A (retinol)

Presente nos alimentos amarelo-alaranjados, nas folhas verdes escuras e sob a forma de retinol em alimentos de origem animal. Ela possui papel fundamental no crescimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, aumenta a imunidade, importante para combater os radicais livres (ação antioxidante), prevenindo o envelhecimento celular.

Vitamina D (colecalciferol)

Presente em peixes gordurosos, como sardinhas, cavala, atum, ovos, alimentos fortificados como margarina e alguns cereais matinais. Ela é muito importante para o crescimento e manutenção dos ossos, ajudando a controlar a absorção de cálcio e fósforo, que são essenciais ao metabolismo do osso.

Vitamina E (tocoferol)

Presente no trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho e girassol, gema de ovo, nozes, vegetais folhosos e legumes. É um importante antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce das células, estimula o sistema imunológico, reduz o risco de cataratas, protetor contar doenças cardiovasculares, previne o câncer e doenças da pele.

Vitamina K

Presente na alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho, leite, e vegetais de folhas verde-escuro . A vitamina K está envolvida na coagulação do sangue e sua deficiência acarreta ferimentos e sangramento excessivo.

Vitamina C (ácido ascórbico)

Presente especialmente nas frutas cítricas, kiwi, melão, laranja, goiaba, acerola, manga, morango, tomate, couve, agrião, tangerina. É muito importante para o crescimento, desenvolvimento, ajuda no processo de cicatrização, estimula o sistema imunológico (ajudando a previnir resfriados), estimula a síntese de colágeno, mantendo a elasticidade e a integridade da pele, importante para ossos, dentes, músculos e tendões.

Vitamina B1 (tiamina)

Presente nos cereais integrais, miúdos, carne de porco, nozes, ervilhas, feijão, gema de ovo, cevada, carnes em geral, batata, couve, vagem, quiabo, banana, mamão. Protege o sistema nervoso, estimula o apetite e participa do funcionamento da musculatura e do coração.

Vitamina B2 (riboflavina)

Presente na couve, miúdos, leite, queijos, ervilha, ovo, arroz integral, cenoura, mandioca, mandioquinha, tomate, feijão, abacate, abacaxi, goiaba, mamão e manga. Auxilia na digestão das proteínas, carboidratos e gorduras, protege a pele e os olhos. Sua deficiência pode causar doenças de pele, dificuldade na digestão dos alimentos e avermelhamento dos olhos.

Vitamina B6 (pirodoxina)

Presente na banana, abacate, laranja, tomate, maçã, frango, peixe, porco, ovos, miúdos, aveia, amendoim e soja. Importante no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos não essenciais. As bactérias do intestino produzem esta vitamina e parte dela é absorvida através da parede intestinal.

Vitamina B12 (cianocobalamina)

Presente nos alimentos de origem animal. É necessária para o bom funcionamento das células, particularmente as da medula óssea, trato gastrointestinal e sistema nervoso. Está envolvida na produção dos glóbulos vermelhos. Sua deficiência causa anemia perniciosa, glossite, distúrbios gastrointestinais.

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